Publicidade

Estado de Minas REVELAçãO

Volkswagen Nivus: novo SUV compacto ou Polo aventureiro?

Imagem do novo Volkswagen Nivus revela as semelhanças com o hatch compacto Polo, com o qual compartilha a plataforma e conjunto mecânico


postado em 18/03/2020 14:32 / atualizado em 18/03/2020 14:57

Pela imagem é possível perceber semelhanças com o Polo e com o T-Cross(foto: Volkswagen/Divulgação)
Pela imagem é possível perceber semelhanças com o Polo e com o T-Cross (foto: Volkswagen/Divulgação)
 

Como é de costume no pré-lançamento de seus modelos, a Volkswagen já começou a fazer o movimento pra anunciar a chegada do Nivus, o novo SUV compacto da marca previsto para ser lançado em maio (se o coronavírus deixar). A montadora divulgou uma imagem mostrando o carro de frente, em um ambiente enfumaçado, revelando suas linhas. O modelo será produzido na fábrica de São Bernardo do Campo (SP), usando a mesma plataforma MQB do Polo, Virtus e T-Cross.


Derivado do conceito New Urban Coupé, o Nivus será um SUV compacto teoricamente mais “simples” do que o T-Cross, mas, de acordo com a VW, o modelo vai inaugurar “uma nova era em conectividade”, disponibilizando no novo sistema multimídia streaming e serviços. O Nivus é um projeto 100% brasileiro e terá carroceria com linhas que sugerem um cupê, e será comercializado também na Europa.

Um dos destaques do modelo será a nova central multimídia com Wi-Fi nativo(foto: Volkswagen/Divulgação)
Um dos destaques do modelo será a nova central multimídia com Wi-Fi nativo (foto: Volkswagen/Divulgação)

A imagem divulgada revela a parte frontal muito parecida com a do T-Cross, com a grade horizontalizada, separada em duas seções por um filete centralizado. Os faróis também são semelhantes aos do SUV compacto e sugerem ser equipados com projetores de LED. No para-choque, destaque para os grandes nichos nas extremidades para abrigar os faróis de neblina. Os vincos estão presentes no capô, que parece ser um pouco mais alto, e nas laterais também. O teto tem uma descaída acentuada na traseira, imprimindo ao pequeno SUV o estilo cupê.
Painel de instrumentos e multimídia se fundem em conjunto único digital(foto: Volkswagen/Divulgação)
Painel de instrumentos e multimídia se fundem em conjunto único digital (foto: Volkswagen/Divulgação)

O Nivus terá dimensões compactas, do porte do Polo, para não “bater de frente” com o T-Cross. Há quem diga que ele estará mais para um hatch aventureiro do que para um SUV compacto. A distância entre-eixos é a mesma do Polo, com 2,56m, reforçando ainda mais as semelhanças. O modelo deverá ser vendido em uma versão voltada para o público PcD por cerca de R$ 70 mil, e as versões Comfortline e Highline com preços entre R$ 80 mil e R$ 90 mil.
As linhas laterais do modelo revelam a traseira no estilo cupê, com teto descaído na traseira(foto: Volkswagen/Divulgação)
As linhas laterais do modelo revelam a traseira no estilo cupê, com teto descaído na traseira (foto: Volkswagen/Divulgação)

A nova central multimídia do Nivus é mais moderna, totalmente desenvolvida no Brasil, e trará Wi-Fi nativo e carregamento de celulares por indução (sem fio). O modelo terá ainda painel digital, sistema de auxílio a estacionamento e faróis full LED. O motor para todas as versões será o 1.0TSI, três-cilindros, turbo flex, que desenvolve 128cv e 20,4kgfm quando abastecido com etanol, acoplado ao câmbio automático de seis marchas.
O lançamento do VW Nivus está previsto para maio, mas pode ser adiado por causa do coronavírus(foto: Volkswagen/Divulgação)
O lançamento do VW Nivus está previsto para maio, mas pode ser adiado por causa do coronavírus (foto: Volkswagen/Divulgação)

O Volkswagen Nivus chegará para esquentar ainda mais a briga em um segmento que apresenta cada vez mais variações. São modelos de tamanhos variados, mas com dimensões muito próximas, que se diferenciam por conteúdo, acabamento, motorização e preço. A Volkswagen terá que traçar uma estratégia muito bem pensada, para que o Nivus não “canibalize” o T-Cross.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade