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Estado de Minas MODELO 2021

BMW R 1250 RT: uma estradeira clássica, mas carregada de tecnologias

Equipada com motor boxer de dois cilindros e comando variável de válvulas, a R 1250 RT tem muita eletrônica e mordomias para viagens de longo percurso


postado em 28/09/2020 18:18

Produzida em Berlim, Alemanha, a R 1250 RT tem o clássico motor de dois cilindros boxer(foto: BMW/Divulgação)
Produzida em Berlim, Alemanha, a R 1250 RT tem o clássico motor de dois cilindros boxer (foto: BMW/Divulgação)
 

A BMW vai trazer no último trimestre de 2020, já como modelo 2021, a touring R 1250 RT, ainda sem preço definido. Produzida em Berlim, Alemanha, a R 1250 RT tem o clássico motor de dois cilindros boxer, porém, já com últimas atualizações que incorporaram eletrônica e o sofisticado comando variável de válvulas. É o mesmo propulsor da campeã de vendas da marca, R 1250 GS, com 1.254cm³ e refrigeração mista ar e água. A BMW também anunciou que junto com a nova moto, vai iniciar as vendas da linha de acessórios e equipamentos batizada de 719.


O número é um código utilizado na fábrica de Berlim para designar a gama de itens de personalização das motos e que se transformou em marca. Os opcionais 719 incluem bancos revestidos em couro com acabamento artesanal e cores exclusivas, tampa do cabeçote em alumínio anodizado, tampa do motor forjado e fresado, rodas esportivas ou clássicas (17 polegadas de diâmetro), escapes etc.  Na Europa, o motor da R 1250 RT entrega 136cv a 7.750rpm e torque de 14,9kgfm a 6.250rpm. Estes números podem variar aqui, em função das nossas rigorosas normas de emissões.

O motor boxer de dois cilindros entrega 126cv de potência(foto: BMW/Divulgação)
O motor boxer de dois cilindros entrega 126cv de potência (foto: BMW/Divulgação)

CONTROLE O controle variável de válvulas (ShiftCam), contudo, amplifica a faixa de utilização do motor, oferecendo mais torque em baixos giros e mais potência em velocidade. Além disso, a eletrônica conta com modos de pilotagem (Rain, Road e Pro opcional), que alteram a forma e progressividade de entrega de potência, controle de tração, controle de estabilidade, controle de frenagens de emergência, além de sistema ABS Pro, com duplo freio a disco de 320mm e pinça de quatro pistãos na dianteira. Na traseira, disco de 276mm de diâmetro.

O para-brisa pode ser ajustado eletricamente em até 1.570mm(foto: BMW/Divulgação)
O para-brisa pode ser ajustado eletricamente em até 1.570mm (foto: BMW/Divulgação)

Como uma touring, a BMW R 1250 RT também conta com mordomias e comodidades para viagens. As malas laterais com chave, na cor da moto, são de série. O para-brisa pode ser ajustado eletricamente na altura entre 1.405mm e 1.570mm, os punhos têm controle de temperatura e a chave é do tipo inteligente, com sensor de presença. Na estrada, conta com piloto automático (cruise control), amortecedor de direção e quick shift para trocar as marchas sem usar a embreagem, que é deslizante e assistida

Na roda dianteira, duplo freio a disco de 320mm e pinça de quatro pistãos(foto: BMW/Divulgação)
Na roda dianteira, duplo freio a disco de 320mm e pinça de quatro pistãos (foto: BMW/Divulgação)
MORDOMIAS
O painel tem computador de bordo, sistema de som e pode ser acoplado à navegação por satélite, GPS. Também conta com tomadas para conectar e carregar eletrônicos, como o celular, por exemplo. Tem ainda assistente de partida em rampas, que aciona o freio automaticamente, desarmando quando a moto se movimenta para frente. O assento é ajustável na altura entre 760mm e 850mm, e toda a iluminação é em LED. Outra marca registrada da BMW é a transmissão final por eixo cardã, que permite a ancoragem da suspensão traseira em seu monobraço.

O painel pode ser acoplado ao GPS e tem sistema de som(foto: BMW/Divulgação)
O painel pode ser acoplado ao GPS e tem sistema de som (foto: BMW/Divulgação)

O piloto tem todos os comandos nos punhos da moto(foto: BMW/Divulgação)
O piloto tem todos os comandos nos punhos da moto (foto: BMW/Divulgação)

A suspensão traseira, com este sistema, é batizada de Paralever e tem 136mm de curso. A suspensão dianteira tem sistema batizado de Telelever, com 120mm de curso e ancoragem no quadro, minimizando a transmissão das irregularidades do piso para o guidão, além do efeito de afundamento nas frenagens. Além disso, o sistema ESA (controle eletrônico da suspensão, opcional), ajusta automaticamente o amortecimento e a pré-carga da mola, conforme as condições de peso e modos de pilotagem selecionados.  
Para as estradas, piloto automático e amortecedor de direção(foto: BMW/Divulgação)
Para as estradas, piloto automático e amortecedor de direção (foto: BMW/Divulgação)

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