Publicidade

Estado de Minas

Salão do Automóvel de São Paulo mostra lançamentos para todos os bolsos

Do pequeno chinês J2 ao esportivo alemão de meio milhão de Euros. Apenas nesta segunda-feira, 19 marcas mostraram suas novidades que prometem agradar todos os públicos


postado em 23/10/2012 11:07 / atualizado em 23/10/2012 11:13

Compacto Chevrolet Ônix roubou a cena no Salão do Automóvel de São Paulo(foto: Marcello Oliveira/EM/D.A PRESS)
Compacto Chevrolet Ônix roubou a cena no Salão do Automóvel de São Paulo (foto: Marcello Oliveira/EM/D.A PRESS)
 

De São Paulo - O público que chegar ao Anhembi na próxima quarta-feira (24), quando abre o Salão do Automóvel, vai encontrar um ambiente completamente otimista para o mercado brasileiro. Enquanto as montadores se preocupam com investimentos lá fora, é aqui que elas depositam a confiança que falta em outros mercados. Prova disso são os importantes lançamentos que o salão brasileiro registra esse ano, inclusive da Mercedes-Benz, que apresentou pela primeira vez ao mundo o SLS GT3 45 AMG, um superesportivo que comemora os 45 anos da divisão esportiva da marca, a AMG. Se você gostou, corra, pois a série é limitada em apenas cinco unidades em todo o mundo. Uma delas já foi vendida no Brasil para um feliz consumidor da região Sul do país. A outra unidade reservada ao mercado brasileiro, ainda se encontra disponível por singelos 500 mil Euros.


Mas o primeiro dia de apresentações para a imprensa teve estréias mais simples e condizente com o perfil de consumo do brasileiro, como a série Interlagos dos modelos Palio e Uno Sporting, da Fiat. Ainda nessa linha, a Nissan mostrou a versão em homenagem às Olimpíadas de 2016 do Rio de Janeiro do compacto March, que será ofertado com motores 1.0 e 1.6, mas o carro ainda não tem previsão de chegar ao mercado. Aos jornalistas, o presidente da montadora no Brasil, Christian Meunier, disse que eles pretendem ser a primeira marca asiática no Brasil. No encontro, foi confirmada a vinda do Altima, um sedan médio já vendido nos Estados Unidos, por exemplo. Ele virá com motor 2.5 e câmbio CVT e deverá brigar com o Fusion, que foi uma das atrações no estande da Ford.

O novo modelo chega ao Brasil, por enquanto, apenas com motor EcoBoost 2.0 de quatro cilindros que gera 240 cv de potência. A montadora aproveitou o salão para mostrar outro seda inédito na América do Sul, o Focus reestilizado. Nenhum detalhe sobre a possível vinda dele foi passada, mas para um bom entendedor, meia palavra basta. A marca do oval azul mostrou ainda o novo New Fiesta, que deverá chegar já no ano que vem. Com desenho inspirado no Fusion, ele promete agradar.

Mas quem chamou a atenção de verdade no estande da Ford foi o novo Mustang Boss 302 Laguna Seca, lançado recentemente nos Estados Unidos. O motor V8 5.0 é capaz de gerar 450 cv de potência.

Lançamento mundial da Mercedes GT3 AMG em São Paulo. São apenas 5 unidades em todo o mundo, sendo 2 no Brasil e uma já foi vendida(foto: Marcello Oliveira/EM/D.A PRESS)
Lançamento mundial da Mercedes GT3 AMG em São Paulo. São apenas 5 unidades em todo o mundo, sendo 2 no Brasil e uma já foi vendida (foto: Marcello Oliveira/EM/D.A PRESS)
 

Esportivos e realistas

Duas marcas francesas mostram no Salão de São Paulo suas opções esportivas e que podem ser realidade na sua garagem. A Peugeot oficializou o 308 THP, que vem com o mesmo motor 1.6 Turbo que já equipa o 408 e o Citroën DS3. O propulsor gera 165 cv e acopla uma caixa automática de transmissão de seis velocidades. Já a Renault deixou o Fluence com um ar mais jovial na versão GT. Segundo o fabricante, ele chega aos 100 km/h em apenas oito segundos, graças ao motor 2.0 Turbo de 180 cv. O GT é preparado pela Renault Sport, divisão responsável pelos modelos esportivos da marca.

Compactos

O salão 2012 mostra que a indústria brasileira ainda valoriza os compactos. A Renault mostrou o novo Clio para o Brasil. Longe de ser o que ele é na Europa, o Clio até ficou mais simpático e quer manter a amizade com os jovens ao oferecer kits com diferentes opções de personalizações. Quem também deu as caras foi o chinesinho J2, da JAC Motors que tem como diferencial o pacote completo de itens de série, além de possibilidade de personalização, inclusive com pintura externa em cores exóticas, inclusive um chamativo rosa. A marca chinesa também mostrou a versão esportiva do já conhecido J3.

 

Neymar conhece o conceito Taigun, da Volkswagen(foto: Marcello Oliveira/EM/D.A PRESS)
Neymar conhece o conceito Taigun, da Volkswagen (foto: Marcello Oliveira/EM/D.A PRESS)
Na Volkswagen, o Up! veio de forma discreta e trouxe uma versão conceito de Buggy, pensado para o ensolarado Brasil. O pequeno não tem previsão de estréia por aqui, mas a vinda não é descartada. Na apresentação da marca, o jogador Neymar chegou em um Gol duas portas, foi entrevistado pelo presidente da VW, Thomas Shmall, que brincou com o jogador do Santos dizendo que ele dificilmente irá bater o recorde da Volkswagen de fazer sete milhões de Gol. Neymar conheceu o conceito Taigun e foi embora pra casa dirigindo um Audi R8 V10 Spyder. Voltando ao popular Gol, ele estará disponível por a apartir de R$ 26.690.

Na Chevrolet, apesar da exuberância da estreante Trail Blazer, foi o compacto Ônix quem roubou a cena. O modelo chega ao mercado por a partir de R$ 29.990 na versão LS com motor 1.0 e já equipado com direção hidráulica, airbag duploe freios ABS desde a versão de entrada.

 

Na Hyundai, a estrela foi o HB20X, uma versão aventureira do hatch que começa a ser vendido já em janeiro com motor 1.6 16V de 128 cv. Como esse estilo está na moda no Brasil, nem é preciso ser vidente para saber o futuro desse carrinho. Para março, a Hyundai confirmou a chegada da versão seda.

Hyundai HB20x começa a ser vendido em janeiro de 2013 no Brasil(foto: Paula Carolina/EM/D.A PRESS)
Hyundai HB20x começa a ser vendido em janeiro de 2013 no Brasil (foto: Paula Carolina/EM/D.A PRESS)

Nesta terça-feira (25), outras 14 montadoras irão mostrar suas novidades ao mundo a partir de São Paulo.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade